Localizado na Avenida Nazaré, no distrito de Ipiranga, na zona sul da capital do estado de São Paulo, o Museu de Zoologia da USP (MZUSP) é aberto ao público de quarta à domingo, das 10:00 às 17:00. Lá, você encontra diversas coleções científicas com um amplo espaço de visitação.
A partir de agora, conheça um dos museus de biologia mais completos do estado!
Serviço Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo: principais informações sobre as visitas ao museu
As principais informações que você precisa saber para visitar o Museu de Zoologia da USP estão aqui. Confira:
Acesso ao museu e horário de atendimento
- Entrada gratuita para todas as pessoas
- Funcionamento de quarta à domingo
- Abertura das visitações do museu: 10:00 a.m.
- Encerramento das visitações do museu: 05:00 p.m.
- O acesso ao museu se encerra as 04:30 p.m.
- Para grupos de até 9 pessoas não é necessário o agendamento
- Para grupos de 10 a 70 pessoas é necessário o agendamento através do link de Visitas Livres – disponível no site oficial do museu (https://mz.usp.br/pt/pagina-inicial/)
- Não há limite de tempo para a visitação
- O acompanhamento do setor educativo nas visitas está temporariamente suspenso
- Não é permitido a entrada de bolsas, mochilas e demais volumes – o museu oferece guarda-volumes
- Não é permitido consumir bebidas e alimentos dentro do museu
Pandemia da COVID-19
- Uso de máscara obrigatório
- Apresentação obrigatória do passaporte de vacina, seja ele impresso ou virtual
- Apresentação obrigatória de um documento com foto
- Algumas atividades, como palestras e oficinas, estão temporariamente suspensas
- Protocolos, datas e horários podem ser alterados a qualquer momento conforme o cenário da pandemia
O que o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo oferece?
O Museu de Zoologia da USP oferece coleção com mais de 11 milhões de exemplares preservados, disponíveis para visitação pública gratuita, e disciplinas optativas para os alunos graduandos de todas as unidades USP
Além disso, você encontra:
- Entomologia: Coleópteros: Diversidade, Biologia e Evolução; Entomologia de campo; Entomologia Médica e Veterinária.
- Invertebrados: Evolução e Filogenia dos Principais Ramos de Moluscos; As Ordens de Malacostraca (Crustácea) Morfologia Comparada, Sistemática, Biologia; Sistemática e Biogeografia de Crustáceos Decápodes.
- Vertebrados: Ornitologia.
- Multidisciplinar: Análise Filogenética de Caracteres Fenotípicos: Teoria e Prática; Curadoria de Coleções em Museus de História Natural; História dos Museus de História Natural; Origem e Evolução de Arthropoda; Princípios de Taxonomia e Nomenclatura Zoológicas.
- Programas de pós-graduação: Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade; Pós-graduação Intraunidades em Museologia.
- Área de pesquisa: Laboratórios multiusuários, Museologia, Núcleo de Apoio à Pesquisa – EDEVO DARWIN, Serviço de Entomologia, Serviço de Invertebrados, Serviço de Vertebrados, Estação Biológica de Boraceia.
Breve história do museu
O Museu Paulista deu origem ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo em 1980. Atualmente, o museu tem uma das maiores coleções zoológicas de toda a América Latina, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento da biodiversidade do Brasil e do mundo.
São mais de 11 milhões de exemplares preservados, incluindo espécies já extintas. Esse patrimônio é muito importante no estudo das biologias evolutiva, paleontológica, ecológica e molecular.
Muitas das informações coletadas a partir do museu são utilizadas em monitoramento ambiental, principalmente em temas de grande relevância mundial – como as mudanças climáticas, por exemplo.
Tour virtual no MZUSP
A principal atividade do museu é compreender os padrões e os processos da biodiversidade brasileira. Consideram-se os guardiões de um dos maiores acervos zoológicos da fauna do país, o qual abriga cerca de 20% de toda a diversidade da vida do planeta Terra.
Sustentar quase que 8 bilhões de pessoas no mundo não é uma tarefa fácil, e mudanças drásticas na biodiversidade acontecem. É preciso entender e conhecer a vida do planeta para que possamos garantir que a natureza continue provendo os serviços ecossistêmicos a todos os seres humanos.
Se você quer conhecer ainda mais a nossa biodiversidade, acesse o tour virtual do Museu de Zoologia da Universidade São Paulo e conheça um pouco mais sobre a vida que já passou ou que ainda está presente em nosso país.
Você tem a opção de ativar o áudio enquanto conhece a história do MZUSP e da exposição, entendendo o que é a biodiversidade. O tour é recheado de coleções, e você pode ver diversas espécies preservadas em diferentes seções. É de impressionar!